Alerta de amigo do Senhor Registro: ter o @nomedasuamarca no Instagram ou o domínio www.nomedasuamarca.com.br NÃO garante que a marca é sua. Essa é uma das maiores e mais perigosas confusões que os empreendedores cometem.
Pense assim: o Instagram, o Facebook e o Registro.br (que cuida dos domínios de site) são como “cartórios” diferentes e que não conversam entre si. Cada um cuida do seu “terreno”. O único “cartório” que pode te dar a escritura oficial do “terreno” da sua marca, válida em todo o Brasil, é o INPI.
Já atendi clientes que investiram por anos em uma conta de Instagram, ganharam milhares de seguidores, para depois descobrirem que outra pessoa já era dona daquela marca no INPI. O resultado? Tiveram que mudar de nome, perdendo toda a identidade que construíram.
O ideal é que você tenha os três: o nome de usuário nas redes sociais, o domínio do site e, o mais importante de todos, o registro da marca no INPI. A ordem correta é: primeiro, fazer a consulta de viabilidade no INPI. Se o nome estiver livre, inicie o processo de registro e, ao mesmo tempo, já garanta seus nomes de usuário e domínio. Não construa seu castelo em um terreno que não é seu!


